FPSOs EXPO BRASIL 2026
BRASIL: EPICENTRO GLOBAL DE FPSOs
Na rota do futuro – expectativas e objetivos
O Brasil segue firme como protagonista mundial no desenvolvimento e operação de FPSOs, com investimentos robustos em ativos de alto potencial produtivo em águas ultra profundas e ambientes desafiadores – do pré-sal às novas fronteiras como as bacias de Sergipe-Alagoas, Margem Equatorial e Margem Sul (Pelotas).
Até o final da década, estão previstos entre 14 e 20 novos FPSOs em operação, garantindo a manutenção do crescimento da produção nacional e compensando o declínio natural de campos maduros. Essa expansão inclui projetos de revitalização de ativos como Marlim, Albacora, Barracuda -Caratinga, além de gigantes do pré-sal como Búzios, Tupi e Mero.
Essa nova frota traz consigo desafios complexos – segurança, produtividade e sustentabilidade tornam-se pilares essenciais. Desde o projeto básico até a entrada em operação, será necessário repensar modelos de financiamento, contratação e incorporação de tecnologias que viabilizem uma operação offshore mais limpa, eficiente e resiliente.
É esse FPSO do futuro que estará no centro dos debates do BRASIL EPICENTRO GLOBAL DE FPSOs 2026. Mais do que discutir topside, o evento propõe uma visão integrada e sustentável – do poço ao offloading.
A programação será construída em parceria com os principais players do setor, que terão uma oportunidade única de apontar desafios, propor sinergias e compartilhar boas práticas, experiências e soluções que impulsionem a evolução da indústria.
Estamos convidando os protagonistas desse mercado – como Petrobras, demais operadoras, afretadores e operadores de FPSOs – a apoiar mais uma edição desse encontro estratégico. Juntos, vamos avançar de forma sustentável e consolidar o papel dos FPSOs na diversificação energética global.
O evento é organizado pela Revista digital Oil & Gas Brasil (MJB EDITORES ASSOCIADOS) com apoio institucional do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, EIC (Energy Industries Council), ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, AMPP Certifications – NACE + SSPC = AMPP, Cluster Tecnológico Naval l RJ, Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (SINAVAL), ABESPetro (Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo), ABEEMAR (Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar), Amcham Brasil | Câmara Americana de Comércio para o Brasil, ABRACO – Associação Brasileira de Corrosão, SOBENA – Sociedade Brasileira de Engenharia Naval e Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP).
Sobre Revista digital Oil & Gas Brasil
A publicação faz parte do grupo Guia Oil & Gas Brasil, com mais 15 anos de experiência no mercado, transformação digital está na ordem da indústria de óleo e gás no Brasil e no mundo, e seguindo essa tendência a Revista digital Oil & Gas Brasil é a primeira publicação 100% digital do mercado petrolífero brasileiro, com um projeto pioneiro e inovador, ela se apresenta com uma visão de futuro para o segmento.
The 4th edition of Latin America’s largest event was dedicated to floating oil and gas production, storage, and offloading platforms (FPSOs).
Don’t miss the opportunity to participate!
FPSO EXPO BRAZIL: Global Epicenter of FPSOs – Exhibition and Conference on floating production platforms
Date: May 19, 20, and 21, 2026.
Conference: 10:00 AM to 6:00 PM
Exhibition: 12:00 PM to 8:00 PM (Free admission for all industry professionals)
Location: ExpoRio Cidade Nova, Rio de Janeiro, Brazil (Antigo Expo Mag)
Visit the event website: https://fpsosexpor.com.br/
Redação
Revista Digital Oil & Gas Brasil
Web Site: https://revistaoilegasbrasil.com.br/
Parceiro de Mídia
Jornal Baixada On Line
Cezar Brandão
Jornalista
Jornal Baixada On Line
E-mail: cezar@baixadaonline.jor.br
WhatsApp: 21.9.7975.6003
Web Site: www.baixadaonline.jor.br
Foto: Divulgação
O Jornal Baixada On Line informa:
• Os artigos e imagens assinados e postados no web site do Baixada On Line – www.baixadaonline.jor.br, são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o ( autor garante que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outros direitos de terceiros.
• A Lei nº 9.610, DE 19 de fevereiro de 1998, regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.
