Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale e NTS – Nova Transportadora do Sudeste apresentam
Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto em Nova Iguaçu no dia 1 de setembro
A apresentação contará com a participação de alunos do Coral Conexões Musicais, formado por crianças de escolas públicas da Baixada Fluminense, e jovens estudantes de música de projetos sociais da região
No domingo, dia 1 de setembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentará no Teatro de Nova Iguaçu em concerto gratuito, dividindo o palco com jovens e crianças da Baixada Fluminense que tiveram aulas de instrumento e canto coral promovidas pela Fundação OSB. Sob a regência do maestro Anderson Alves, a orquestra se juntará aos alunos atendidos pelo Conexões Musicais, programa de educação musical da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, para celebrar mais um ano de atividade. As ações do Conexões Musicais na Baixada Fluminense têm o apoio da NTS – Nova Transportadora do Sudeste.
Ao longo de 2024, alunos de 7 escolas públicas de Nova Iguaçu, Queimados, Duque de Caxias, Paracambi e Japeri vem tendo aulas de canto coral promovidas pelo programa da OSB. Agora, 112 crianças com idades entre 8 e 12 anos formam o Coral Conexões Musicais, que se apresentará ao lado da orquestra em Nova Iguaçu e vai colocar em prática o que aprendeu nos últimos meses.
Quem também se une ao concerto são os jovens estudantes de música oriundos de cinco polos parceiros da OSB na Baixada Fluminense, que tiveram aulas de instrumentos com músicos da OSB durante o ano. Ao total, 15 alunos dos projetos Orquestra Popular Ariano Suassuna, Universo da Música e Fundec – Polo de Música Ricardo Eugênio Boechat, de Duque de Caxias; do Instituto Pastor Augustinho Valério, de Japeri; e do IBME, o Instituto Brasileiro de Música e Educação, terão a oportunidade única de tocar com uma orquestra profissional do tamanho da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Além de estudar música orquestral e aprimorar a prática sinfônica com renomados instrumentistas, ao longo do ano esses polos também recebem oficinas de regência, arranjos e sustentabilidade. O evento do dia 1º visa proporcionar mais uma etapa importante para o aperfeiçoamento musical desses jovens e inspirar o interesse da comunidade pela música, promovendo a democratização do acesso à música de concerto ao atingir um público que está fora dos grandes centros urbanos e distante das salas de concerto tradicionais.
No repertório, a orquestra apresentará obras diversas que demonstram todo o potencial da música: a Fanfarra para preceder “La Péri”, de Paul Dukas; o Concerto Grosso “Fatto per la notte di Natale”, de Ancangelo Corelli; a Sinfonia nº 101 “O Relógio”, de Joseph Haydn, e o brasileiríssimo “Samba do Avião”, de Tom Jobim.
Serviço do Concerto Aberto ao Público:
Concerto de integração da Orquestra Sinfônica Brasileira na Baixada Fluminense
Dia: 1 de setembro (domingo)
Horário: 17h
Local: Teatro Nova Iguaçu (R. Cel. Bernardino de Melo, 1081 – Caonze, Nova Iguaçu – RJ)
Entrada: Gratuita
Programa:
Paul Dukas – Fanfarra para preceder “La Péri”
Ancangelo Corelli – Concerto Grosso, Op.6 nº8 “Fatto per la notte di Natale”
I. Vivace – Grave
II. Allegro
III. Adagio – Allegro – Adagio Vivace
IV. Allegro
V. Pastorale: Largo
Joseph Haydn – Sinfonia nº 101 “O Relógio”
I. Adagio – Presto
II. Andante
III. Menuet – Trio
IV. Finale – Vivace
Antônio Carlos Jobim – Samba do Avião
Sobre o Conexões Musicais:
Democratizar o acesso à música de concerto sempre foi um dos pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira. O Conexões Musicais, programa de responsabilidade social da instituição, foi criado em 2017 e, ao lado de outras iniciativas consagradas da OSB, como os Concertos para a Juventude e o Projeto Aquarius, tem a missão de disseminar a educação musical Brasil afora.
O Conexões Musicais já percorreu mais de 30 municípios em dez estados do país, promovendo o acesso à cultura e à informação por meio da educação musical. Este ano, a iniciativa também está ampliando as suas atividades de ensino de música orquestral em polos parceiros, além de promover ações como concertos didáticos e aulas de canto coral em escolas públicas.
A Orquestra Sinfônica Brasileira:
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, Shell, NTS – Nova Transportadora do Sudeste, Itaú – Redecard, Volvo, Brookfield, Sergio Bermudes Advogados e CYMI como patrocinadores, Bradesco como patrocinador de série, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.
www.conexoesmusicais.com.br
Érica Avelar
erica.avelar@osb.com.br
Mario Camelo
mariocamelo@gmail.com
Foto: Divulgação
• O Jornal Baixada On Line informa: Os artigos e imagens assinados e postados no web site do Baixada On Line – www.baixadaonline.jor.br, são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o ( autor garante que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outros direitos de terceiros.
• A Lei nº 9.610, DE 19 de fevereiro de 1998, regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.
Sua Mensagem