Petrobras-Baixada-Fluminense-2

Projetos socioambientais na Baixada Fluminense

Petrobras assina contratos de R$ 18 milhões para projetos socioambientais na Baixada Fluminense

Três projetos nas áreas de desenvolvimento econômico sustentável e florestas beneficiarão mais de 1.500 pessoas em sete municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro. Companhia também doou 50 notebooks para instituições locais.

A Petrobras reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da Baixada Fluminense com a assinatura simbólica de três novos projetos socioambientais, que representam um investimento total de mais de R$ 18 milhões na região metropolitana do Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (08), das 9h30 às 11h30, no Teatro SESI Caxias, com a presença do Gerente Executivo de Responsabilidade Social, José Maria Rangel, do Gerente-Geral da Reduc, Luis Claudio Michel, do Gerente da Termorio, Reginaldo Souza, e representantes do poder público.

“Nosso trabalho começa desde pensar e escrever o edital, analisar e escolher os projetos até o processo final de contratação que dura cerca de 1 ano e meio. E ganhar um edital da Petrobras não é fácil. Então nosso objetivo é que os projetos transformem a vida das pessoas, o cuidado com as pessoas é o que mais nos importa, por isso investimos nos projetos socioambientais, os de hoje são no entorno da Reduc, enfatizou o Gerente Executivo de Responsabilidade Social, José Maria Rangel.

Os projetos selecionados por meio do Programa Petrobras Socioambiental contemplam duas importantes linhas de atuação e beneficiarão diretamente mais de 1.500 pessoas em sete municípios da região. O programa possui linhas temáticas que incluem Desenvolvimento Econômico Sustentável, Educação e Florestas, focando em geração de renda, capacitação profissional, atividades educacionais e conservação ambiental, com prioridade para comunidades tradicionais e regiões de atuação da companhia.

Na linha de Florestas foram aprovados o projeto “Conexão Floresta e Clima”, que promoverá a restauração florestal e criará uma rede de escolas pelo clima em cinco municípios, e o “Recôncavo da Guanabara”, que capacitará 365 participantes em restauração e conservação de florestas. Na linha de Desenvolvimento Econômico Sustentável foi selecionado o “Centro de Formação em Economia do Mar”, que beneficiará cerca de 790 participantes com foco em comunidades tradicionais da pesca artesanal, povos indígenas, quilombolas e agricultores familiares.

Os projetos irão beneficiar diretamente diversas comunidades da Baixada Fluminense, promovendo ações que aliam cuidado ambiental, desenvolvimento social e econômico. A iniciativa está alinhada com os valores da companhia, especialmente o compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com as pessoas, gerando valor para a sociedade com visão de longo prazo.

Durante o evento, a Petrobras também formalizou a doação de cerca de 50 notebooks para três instituições locais de Duque de Caxias: Associação dos Pescadores e Pescadoras de Saracuruna e Região, Associação Beneficente Braços Abertos (Abba) e Associação Open Your Mind. Esta doação faz parte de uma iniciativa mais ampla da Petrobras de doação de notebooks recondicionados, que nesta etapa atenderá, com cerca de 8 mil equipamentos, escolas públicas municipais de oito estados e instituições do terceiro setor que participam dos Comitês Comunitários da companhia.

O objetivo é incentivar a inclusão e empoderamento digital das comunidades da área de abrangência das operações da Petrobras. Desde o início da iniciativa, em 2021, mais de 18 mil computadores já foram doados, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento social e a democratização do acesso à tecnologia.

O evento também destacou iniciativas já em andamento como o Unicirco, que atende cerca de 800 crianças e jovens através do circo social, e o ViDançar, que transforma vidas através da educação para cidadania e da dança.

Esta ação demonstrou o papel da Petrobras como parceira do desenvolvimento regional, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo na Baixada Fluminense, em consonância com seu propósito de energia que move o país e compromisso com a transição energética justa. A cerimônia marcou mais um importante passo da companhia em sua atuação socioambiental, reforçando o compromisso com as comunidades onde atua.

Os projetos
Linha de Atuação: Florestas
• Conexão Floresta e Clima — O projeto promoverá a restauração florestal e criará uma rede de escolas pelo clima em cinco municípios da Baixada Fluminense, contribuindo para a conservação ambiental e educação climática nas comunidades locais.

• Recôncavo da Guanabara — A iniciativa capacitará 365 participantes em técnicas de restauração e conservação de florestas, fortalecendo a capacidade local para a preservação dos ecossistemas da região.

Linha de Atuação: Desenvolvimento Econômico Sustentável
• Centro de Formação em Economia do Mar — O projeto beneficiará cerca de 790 participantes com foco em comunidades tradicionais da pesca artesanal, povos indígenas, quilombolas e agricultores familiares, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável através da economia azul e fortalecimento das atividades ligadas ao mar.

The 4th edition of Latin America’s largest event was dedicated to floating oil and gas production, storage, and offloading platforms (FPSOs).

Don’t miss the opportunity to participate!

FPSO EXPO BRAZIL: Global Epicenter of FPSOs – Exhibition and Conference on floating production platforms

Date: May 19, 20, and 21, 2026.
Conference: 10:00 AM to 6:00 PM
Exhibition: 12:00 PM to 8:00 PM (Free admission for all industry professionals)
Location: ExpoRio Cidade Nova, Rio de Janeiro, Brazil (Antigo Expo Mag)
Visit the event website: https://fpsosexpor.com.br/

Redação
Revista Digital Oil & Gas Brasil

Parceiro de Mídia
Jornal Baixada On Line

Cezar Brandão
Jornalista

Jornal Baixada On Line
E-mail: cezar@baixadaonline.jor.br
WhatsApp: 21.9.7975.6003
Web Site: www.baixadaonline.jor.br

Foto: Divulgação

O Jornal Baixada On Line informa:

• Os artigos e imagens assinados e postados no web site do Baixada On Line – www.baixadaonline.jor.br, são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o ( autor garante que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outros direitos de terceiros.

• A Lei nº 9.610, DE 19 de fevereiro de 1998, regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.

Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos os nossos Leitores e Parceiros!

Comments are closed.