triatleta2

Técnica de enfermagem supera obesidade e depressão e se torna triatleta

Com maratona de Paris no ‘currículo’, profissional equilibra o amor à saúde aos treinos intensos

Aos 39 anos, a técnica de enfermagem Mariana Donato Melo reconhece que o esporte salvou sua vida. Após perdas familiares, ela chegou a pesar 104 kg, foi diagnosticada como obesa mórbida e entrou em depressão. Profissional de saúde do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) – referência no tratamento do coração no estado – ela temia a morte por infarto e, por isso, decidiu mudar radicalmente os hábitos. Fez dieta, se apaixonou pelas corridas de rua e hoje é triatleta.

Em abril deste ano, Mariana conheceu o cenário da Olimpíada de Paris, palco do maior evento esportivo do mundo que vai reunir, a partir do dia 27 de julho deste ano, mais de 10 mil atletas. Na “Cidade Luz”, ela participou dos 42km da maratona de Paris e passou pelo Champs Elysées, Museu do Museu do Louvre, Arco do Triunfo e Torre Eiffel, local da disputa do vôlei de praia.

“Com 104 kg e 1,63cm de altura, fui diagnosticada pelos endocrinologistas como obesa mórbida. Quando tomei posse no IECAC, em 2012, tive um choque de realidade. Assumi o meu cargo para cuidar de pessoas com problemas de coração, mas eu também precisava de ajuda e tinha medo de morrer pelo mesmo motivo. Fiz dieta e perdi 38 kg, mas percebi que só isso não seria suficiente. nesta época, o esporte entrou na minha vida para me dar suporte depois do divórcio, que aconteceu em 2018, e a perda dos meus pais, entre 2021 e 2022”, explica Mariana.

A corrida de rua foi o primeiro esporte a entrar na lista da atleta da Secretaria de Estado de Saúde, logo depois que começou a trabalhar. Na sequência, foram incorporados a natação e o ciclismo. Desde 2018, ela pratica triátlon e tem em seu currículo eventos relevantes. A Rainha do Mar realizado, em 2019, na praia de Copacabana, com o percurso de 10 km; o Ironman de Santa Catarina, em 2023, em que correu 42, 2 km, nadou 3,8 km e pedalou 180 km; e a maratona de Paris da Schneider Electric, de 42 km.

Rotina regrada e planos para o futuro

“A minha medalha é a saúde. Busco isso em primeiro lugar. Hoje, estou com 68 kg e tenho uma planilha de treinamento de 12 horas por semana, o que inclui 90 minutos de natação no mar e o mesmo período para o ciclismo, além de correr 15 km. O esporte me ajuda a ter foco, disciplina e bater metas, sem precisar tomar medicamentos. Por isso faça sol ou chuva, estou treinando”, destaca Donato Melo.

O próximo desafio da triatleta é participar, em agosto deste ano, da ultramaratona “La Mision”, de Passa Quatro, em Minas Gerais, com percurso de 54 km. O evento acontece entre montanhas da área rural e de outras cidades da região. Todo o trajeto é realizado em estradas de terra batida e trilhas.

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Saúde-RJ

Foto: Divulgação SES-RJ

• O Jornal Baixada On Line informa: Os artigos e imagens assinados e postados no web site do Baixada On Line – www.baixadaonline.jor.br, são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o( autor garante que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outros direitos de terceiros.

Sua Mensagem

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *